quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como deixar o imóvel com a sua cara?

A oferta de apartamentos no mercado atualmente é muito grande. Dois. três, quatro dormitórios, com suíte, sem suíte, com home office, sem home office, com closet, sem closet, com ou sem dependência de empregada... Mas mesmo com toda essa diversidade as vezes não se consegue aquele imóvel que você gostou no lugar que você gostaria ou vice-versa. Por isso muitos clientes já contratam o arquiteto antes mesmo de comprar o imóvel para saber as possibilidades de modificação na planta.

É muito mais vantajoso quando as alterações são feitas durante a obra, pois não existe o custo de retrabalho e o desperdício de material. Isso é muito melhor para a construtora. E na maioria das vezes o cliente fica até com algum crédito para utilizar em outros itens mais a frente.

Esse foi exatamente o que aconteceu com este apartamento no bairro Estreito em Florianópolis. Os clientes acharam o local onde queriam morar, mas a planta, por um lado não oferecia exatamente o que eles queriam, e por outro, oferecia mais do que eles realmente precisavam.


Antes mesmo da compra do imóvel, já esboçamos várias possibilidades de modificações que agradaram o futuro comprador do imóvel. A construtora autorizou as mudanças e: NEGÓCIO FECHADO! Agora era só trabalhar para adequar a planta padrão do apartamento aos desejos do proprietário e transformar os esboços e rabiscos em projetos elaborados.

O imóvel tratava-se de um apartamento com 3 suítes, dependência completa de empregada, lavabo, sala para 3 ambientes... Enfim.... Ótimo! A soma das áreas de cada cômodo resultava em um apartamento relativamente grande, porém muito dividido, com cômodos demais para um casal que já não tinham mais os filhos morando com eles. Além disso, uma área mesmo que grande muito dividida resulta em ambientes não tão grandes... E os proprietários estavam vindo de uma casa com todos os cômodos muito amplos e desejavam transformar o apartamento em algo desse tipo: menos ambientes, porém com espaço interno mais generoso em cada um deles.

Para definir o que modificar, e em quais pontos mexer, priorizamos os ambientes que o casal utilizaria de fato, ou seja, um bom quarto, com espaço necessário para acomodar tudo que eles precisavam além de uma cozinha espaçosa e uma sala grande para receber os filhos aos finais de semana!

Partimos daí.


Aqui está a planta original:

Abaixo a planta modificada:

A primeira mudança já começa na entrada do apartamento. Na planta original, a porta de entrada ficava bem de frente para a porta da cozinha. Desta forma, você entraria no apartamento e já visualizaria toda a cozinha. A ideia foi criar um hall mais elaborado, onde pudéssemos alocar um aparador bonito e aplicar um papel de parede. 

                      
Antes

Depois

HALL DE ENTRADA DO APARTAMENTO

Outra mudança foi a eliminação do quarto de empregada, aproveitando parte do espaço para a cozinha e parte para a sala. Com isso a cozinha ganhou uma faixa de aproximadamente 50cm, resultando em 3,2m² a mais na área interna da mesma. O banheiro de empregada também teve sua área diminuída em prol do ganho de espaço na área de serviço. Mantivemos apenas um lavabo de serviço, abrindo espaço para um armário grande e circulação mais livre na área de serviço.


Antes

Depois


A sala agregou mais 5m², sendo dividida em apenas 2 ambientes grandes. Além disso, incorporamos um home office a ela, pois o desejo dos moradores era ter ambiente integrado, porém com certa privacidade para passar as horas vagas navegando na internet. A sacada virou um estar com jardim que agregada a sala totaliza em aproximadamente 45m² entre estar, TV, jantar e home office.


ESTAR E HOME THEATER

ESTAR E HOME THEATER

LIVING COM JANTAR/ ESTAR E HOME THEATER

HOME OFFICE INTEGRADO A SALA (VER PLANTA BAIXA)

Outro ponto importante que norteou o projeto foi o fato de o casal não ter filhos morando com eles, de forma que 2 suítes ficariam praticamente inutilizadas. A proposta então foi desmembrar os banheiros dos quartos, transformando o que seriam as suítes dos filhos em 2 quartos de hóspedes com apenas 1 banheiro social servido ambos. Na circulação foi criado um nicho para um armário onde ficaria toda a roupa de cama e banho do apartamento.
Antes

Depois

QUARTO DO FILHO
QUARTO DA FILHA
BWC SOCIAL (QUE ATENDE AOS QUARTOS DOS FILHOS OU HÓSPEDES)

A suíte master também passou por grandes mudanças. O que seria o banheiro desta suíte foi transformado em um amplo closet, e o banheiro que pertencia a uma das suítes menores ganhou área, tendo espaço para dois chuveiros e foi incorporado a suíte master.

ANTES

DEPOIS
SUÍTE MASTER DO CASAL

SUÍTE MASTER DO CASAL
O PAINEL P/ TV DIVIDE A SUÍTE EM DOIS AMBIENTES: QUARTO E CLOSET
BWC DA SUÍTE MASTER DO CASAL

Muitas foram as modificações para que tudo ficasse do jeitinho que os proprietários queriam. Eles adoraram as alterações e nada ficou fora do que eles desejavam.

Para se ter um bom resultado, as vezes é necessário conversar bastante com o cliente, entrar na vida dele, saber sobre seu dia-a-dia, seus costumes e hábitos. Outro ponto importante é a decoração final. O ideal é que ela seja acompanhada de perto pelo profissional que idealizou e projetou o ambiente. As vezes, uma decoração mal estudada ou sem desarmonia podem jogar todo o trabalho de um projeto por água abaixo. Desta forma, conseguimos adequar cada projeto com os anseios e necessidades de cada cliente, aliando  a técnica ao bom gosto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário